COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO

Olá pessoas!

Hoje vim falar um pouco de artigos científicos e como produzí-los, mas primeiro....

O que exatamente é um artigo científico?

O artigo científico é um relato analítico de informações atualizadas sobre um tema de interesse para determinada especificidade. É o resultado de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa, podendo ser através de um projeto de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão. Seu objetivo é divulgar os resultados de um estudo realizado procurando levar ao conhecimento do público interessado, as novas idéias e abordagens.
Ao escrever um artigo é importante utilizar uma linguagem clara, correta,
concisa e objetiva. Devem ser evitados os adjetivos inúteis, rodeios e repetições
desnecessárias. Geralmente é publicado em revistas, jornais ou outros periódicos
especializados e científicos.

10 DICAS PARA ESCREVER UM BOM ARTIGO


1. Use Títulos. Artigos científicos são muito estruturados e tipicamente contém sessões com títulos. É bastante comum para artigos de ciência cujos resultados são baseados em um estudo ou experimento, que eles sigam a seguinte estrutura de títulos:

Sumário
Introdução
Método
Resultados
Discussão
Conclusão
Se o seu artigo for uma resposta a uma pergunta ou a outro artigo, vale a pena marcar esta informação nos títulos principais.

2. Use frases concisas. Escrever artigos científicos é mais uma tarefa que deve prezar pela concisão mais que outros tipos de artigos. Frases de caráter dramático ou emocional tendem a ser mal vistas neste tipo de artigo. Mas não se preocupe. Foque em frases factuais e você estará fazendo ciência de verdade.

3. Abuse dos detalhes complementares. AUm relatório científico deve explicar exaamente o que aconteceu durante um projeto ou experimento. Toda vez que você mencionar alguma relação de causa e consequência, você deve dar o maior número possível de detalhes relevantes para comprovar sua tese.

4. Use suas opiniões discretamente. Se você está relatando resultados de um experimento ou projeto que você conduziu, você deve evitar usar sua opinião sobre o que deveria ter acontecido ou o que não deveria ter acontecido. Sempre que for emitir uma opinião, tenha certeza que os detalhes que a compõem estejam bem explícitos.

5. Evite frases absolutas. Tome cuidado ao utilizar expressões como “sempre” e “nunca” em ciência. Em artigos científicos eles não existem. Se você quer escrever um paper de qualidade, atenha-se as evidências.

6. Não seja informal. O texto de um paper deve ser formal e conciso, parecido com textos de negócios. Não há espaço para frivolidades.

7. Nunca use gírias e modismos. Hoje em dia os jovens estão muito sujeitos a utilizar gírias em seus artigos, ou não presar pela formalidade. Nunca, jamais deixe que isso aconteça em seus artigos.

A whole generation of text-messaging teens have grown so accustomed to using informal language that they sometimes don’t realize exactly what constitutes slang. This will be a big challenge for you! One way to learn formal writing is by reading the newspaper every day.

8. Use o tempo correto. Se você está escrevendo um relatório ou um paper, você deve usar tempo passado para explicar o que aconteceu.

9. Use verbos ativos. Evite o uso de verbos passivos. Por exemplo, ao invés de dizer:

“Quando as luzes se apagaram, os ratos reagiram…
você poderia dizer
“Os ratos reagiram quando apaguei a luz”

10. Não faça mal uso de termos científicos. Algumas palavras como “variável”, “correlação” e “resultados estatísticamente significativos” tem significados bastante específicos na comunidade científica. Cuidado para não repetir termos que você viu em um livro e/ou outro artigo, a menos que você tenha total entendimento do que eles significam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário