As Torres de Dentro - Martha Medeiros

Já há algum tempo eu venho querendo compartilhar com vocês uma das crônicas da escritora Martha Medeiros. Claro que há vários textos e trechos soltos pela internet, mas é diferente ler um livro... de algum modo, as palavras que estão no papel parecem fazer mais sentido, são mais concretas. Achei uma em que, neste momento, me encaixo perfeitamente:





"(...) Cada sonho nosso foi constituído andar por andar, e teve vezes que ultrapassamos as nuvens, erguemos nossos prédios do milênio, mais alto que qualquer prédio de Cingapura, Shangai, Nova York. Fala-se de castelos. É mais ou menos isso: sonhos aparentemente concretos.
Já tive torres internas que foram ao chão. Torres altas demais pra mim, torres que nem chegaram a ficar concluídas, torres que me exigiram esforço e que me deram prazer, até que alguém, com uma frase ou com um gesto, as fez virem abaixo. Tinha gente dentro, tinha eu.

Torres são visíveis, monumentais: viram alvo. Um projeto empolgante demais, uma paixão incontrolável demais, um desejo ardente demais, idéias ameaçadoras demais: tudo isso sai da linha plena da existência, coloca-nos em evidência, a gente acha que os outros não percebem, mas percebem, e se assustam. Quem nos derruba? Nossa vunerabilidade.

Tem gente que perde um grande amor, mais de um, filhos, pais e irmãos. Tem gente que perde a chance de mudar a vida. E há os que perdem tempo. Os anos passam cada vez mais corridos, os aniversários se repetem... E no entanto, estamos de pé, porque não ficamos apenas contando os meses e os anos em que tudo se passou. Construímos outras torres no lugar. As novas torres que erguemos serão sempre homenagens póstumas às nossas pequenas mortes e uma prova de confiança em nossas futuras glórias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário