Bentou Nerd



No meu primeiro passeio pelo bairro de Liberdade, uma das coisas que mais me chamava a atenção nas vitrines dos restaurantes eram essas caixinhas decoradas com comida.. como marmitas, mas bonitinhas demais. A pessoa que me acompanhava naquele dia disse que eram os lanches que os pais faziam para as crianças, que competem na escola quem tem o lanche mais bonitinho/legal é o mais amado pelos pais. Japão Bizarro! Mas é mais ou menos por ai…





Podemos dizer que o bentô é a “marmita” japonesa. Levar o próprio almoço para a escola ou o trabalho é um hábito muito arraigado na cultura nipônica, e faz parte do cotidiano de milhões de estudantes, trabalhadores do campo ou da cidade, funcionários de escritório, professores etc., de norte a sul. Além da óbvia função prática – uma refeição completa para comer fora de casa, no intervalo do trabalho ou dos estudos – há fortes componentes culturais envolvidos no ato de preparar ou comer um bentô. Existem, por exemplo, bentôs que são tradicionais de determinadas regiões do Japão. Existe toda uma arte na elaboração de caixas de madeira ou bambu para transportá-los, que também seguem tradições motivos de decoração locais. Os alimentos que compõem um bentô devem ser adequados a esse fim, e há técnicas específicas que garantem a conservação dos alimentos, geralmente mantidos em temperatura ambiente até o momento do consumo.

Há vários tipos de bentô, classificados conforme ingredientes ou aparência; há concursos nacionais e internacionais de preparação de bentô; há uma infinidade de potes, equipamentos e acessórios especialmente desenvolvidos para a prática; publicações especializadas…

Hoje separei especialmente umas bentôs geeks que achei incríveis!